Investimento global em energia renovável foi de US$ 30 bilhões em 2004
2005-11-10
O investimento global em energias renováveis atingiu o recorde de US$ 30 bilhões no ano passado, contribuindo com 20% a 25% de todo o investimento energético da indústria, e com a energia solar tendo o mais rápido incremento. A informação é de um relatório do Worldwatch Institute (WWI) liberado na segunda-feira 7/11).
Conforme o WWI , organização com sede em Washington que trabalha com a sustentabilidade ambiental, o setor das energias renováveis cresceu como resultado do apoio do governo e do crescente investimento do setor privado.
–Políticas para promover as energias renováveis têm se espalhado dersde os últimos anos. Em pelo menos 48 países do mundo, há agora algum tipo de política de promoção de energia renovável, incluindo 14 países em desenvolvimento–, afirma o relatório.
A maioria dos países que tem políticas de energia renovável tem como meta que ela supra de 5% a 30% de sua produção de eletricidade até 2012, ano em que termina a primeira fase de vigência do Protocolo de Kyoto sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa.
O Protocolo de Kyoto exige que as nações desenvolvidas cortem suas emissões de gases de efeito estufa em 5,2% sobre os níveis de 1990 entre 2008 e 2012, mas Estados Unidos e Austrália não ratificaram o pacto, e países em desenvolvimento, incluindo China e Índia, estão fora desta obrigação.
Contudo, a China, que tem por meta que a energia renovável componha um décimo de sua matriz até 2020, é o líder em capacidade instalada de energia renovável, com 37 gigawatts, seguida da Alemanha, dos Estados Unidos, da Espanha e do Japão.
A capacidade total fotovoltaica no mundo cresceu 60% de 2000 a 2004, de modo que este é o tipo de renovável que cresceu mais rápido. A energia solar está hoje em cerca de 400 mil lares do Japão, da Alemanha e dos Estados Unidos. (Planet Ark, 7/11)