Laudo comprova intoxicação por agrotóxico de trabalhadores rurais
2005-11-09
Laudos divulgados ontem (07) pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), comprovaram que dois trabalhadores rurais dos Cerrados piauienses foram contaminados por agrotóxicos. Os exames foram realizados em 25 trabalhadores rurais doentes daquela região que foram transferidos para Teresina, com suspeita de terem sido contaminados por agrotóxicos.
No início do mês passado, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (FETAG-PI) denunciou à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) que 15 trabalhadores rurais morreram vítima dos agrotóxicos utilizados no plantio de soja na região dos Cerrados piauienses. Segundo a FETAG-PI, as mortes ocorreram no período de um ano. Outros 50 apresentam sintomas de intoxicação. O maior número de vítimas é do município de Ribeiro Gonçalves.
Diante do fato, foi aberto inquérito policial para investigar o caso, onde inclusive foi solicitado à Justiça o pedido de exumação dos corpos, pedido esse aceito e realizado. Já a SESAPI formou uma força tarefa para investigar os casos. Vários órgãos federais, estaduais e entidades fazem parte do grupo, que viajou hoje à cidade de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves para iniciar os trabalhos.
— A manhã eles já vão fazer a coleta de água de pelo menos 14 pontos do rio Uruçuí Preto, em várias cidades da região Sul do Estado. Já que a FETAG-PI denunciou que os trabalhadores estão sendo contaminados através da água - disse a secretária estadual de saúde, Tatiana Chaves, salientando que também será criada na região um Centro de Informações Toxicológicas.
— Ainda vamos solicitar ao Ministério da Saúde que seja instalado no município de Bom Jesus, um laboratório do Lacen - finalizou. (Portal Acesse Piauí, 08/11)