Turquia deverá investir 35 mil milhões de euros na proteção ao ambiente
2005-11-09
A Turquia deverá investir cerca de 35 mil milhões de euros em projetos de proteção ao meio ambiente para cumprir as normas da União Européia, declarou ontem (8/11) o ministro turco do Meio Ambiente, Osman Pepe.
Um estudo sobre a proteção ao ambiente na Turquia concluiu que o país –deverá fazer investimentos na ordem dos 30 a 35 mil milhões de euros para poder tornar-se um membro da União Européia–, disse o ministro numa entrevista à estação de televisão NTV.
Pepe disse que a Turquia definiu como meta para o pleno cumprimento das normas os anos 2023-2024. Os casos mais difíceis serão a gestão das águas usadas e as emissões industriais. –Somos um país que lança ao mar 65% dos seus resíduos e 65% dos seus efluentes, sem tratamento–, acrescentou o ministro.
O respeito pelas normas ambientais da União Européia poderá ser, com as reformas agrícolas, uma das questões mais difíceis e mais caras do processo de adesão da Turquia à União, iniciado no mês passado. O país espera que as ajudas da União, orçadas entre cinco a seis mil milhões de euros, cubram 15% das despesas; 30% a 35% dos custos deverão ser suportados pelas administrações locais; 30% a 35% pelo setor privado, e o restante pelo governo central. (Ecosfera, 8/11)