Companhia chinesa oferece seguro contra gripe aviária
2005-11-09
Uma companhia de seguros chinesa deve se tornar a primeira a oferecer um seguro de vida especificamente para a gripe aviária. Segundo o jornal China Daily, a empresa Minsheng Life Insurance recebeu uma autorização da comissão reguladora de seguros do governo. O esquema deve pagar um prêmio máximo de 100 mil yuans (cerca de R$ 27,3 mil).
Os moradores das principais cidades devem pagar uma mensalidade de 200 yuans (cerca de R$ 54), enquanto os moradores das zonas rurais pagarão somente 100 yuans, porém com um prêmio máximo de 50 mil yuans.
O novo seguro deve ser lançado –muito em breve–.
A China anunciou no início desta semana que vai sacrificar 6 milhões de aves para tentar conter o avanço da gripe aviária. Mais de 60 pessoas já morreram desde 2003 após serem contaminadas com o vírus H5N1 da gripe aviária na Ásia. Até o momento, os especialistas acreditam que a transmissão do vírus se dá por meio do contato de pessoas com aves doentes, mas eles temem que uma possível mutação torne a transmissão mais fácil, possivelmente entre humanos.
Os especialistas dizem que a contaminação não ocorre pela alimentação e que, portanto, comer carnes de aves é seguro. (BBC, 9/11)