Projeto de Lei visa criar Seminário de Preservação do Rio da Várzea
2005-11-08
Tramita na Câmara de Vereadores de Carazinho um projeto de Lei de autoria do vereador Felipe Sálvia (PSDB) que visa instituir o Seminário de Preservação do Rio da Várzea. A partir do projeto, fica instituído o Seminário com o objetivo de desenvolver políticas e ações de preservação do rio em toda a extensão do território municipal. Para atingir seus objetivos, poderão ser promotores do evento, a Câmara Municipal de Carazinho, a Prefeitura Municipal de Carazinho, através do Departamento Municipal do Meio Ambiente, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea, em fase de formação, e Eletrocar.
Além disso, poderão ser apoiadores do Seminário, a Secretaria Estadual de
Meio Ambiente (SEMA), os Amigos do Meio Ambiente (AMA), o Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Grupo de Escoteiros Levino Young, a UPF, a Ulbra e todas as entidades não-governamentais e privadas que queiram participar do Seminário. As despesas decorrentes da realização das várias etapas do Seminário deverão ocorrer por conta de dotações próprias para eventos preservacionistas da Câmara e do executivo. Justifica-se o projeto devido a estiagem prolongada no Estado do Rio Grande do Sul na última temporada de verão e a seca nas regiões com o maior volume de água do Brasil.
No Seminário, além das políticas preservacionistas das margens do Rio da Várzea, as sangas e fontes que deságuam no Rio, deverão receber cuidados especiais para permanecerem limpas e mantidas em condições livres de poluição, o que já foi adotado pelo Departamento de Meio Ambiente do município, através do programa Vamos Salvar Nossas Sangas . Segundo dados do projeto, o envolvimento do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea se torna importante pelo fato de que ao preservar o rio na área de abrangência do município de Carazinho, estará contribuindo para a revitalização do mesmo, em toda sua extensão. (Diário da Manhã, 05/11)