Ford dos EUA aposta no etanol perante a crise da alta do petróleo
2005-11-08
A Ford Motor Co. anunciou, na última sexta-feira (4/11), que está gestionando com empresas de energia no sentido de aumentar o número de estações de abastecimento que oferecem etanol. A companhia disse que trabalhará com a Brookings, S.D., empresa da VeraSun Energy Corp. , para que as unidades de abastecimento atual disponibilizem o E85, um combustível alternativo que é feito com uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina.
O assessor de Comunicação da Ford, Chris Morrisroe, informou que a Ford planeja acrescentar cerca de cem estações de abastecimento no centro-oeste dos Estados Unidos, onde o etanol é prontamente disponível porque é destilado a partir de milho e grãos.
Entre 500 a 180 mil estações de combustíveis nos Estados Unidos atualmente oferecem o E85, segundo informações da Ford. A companhia também revelou que vai lançar uma campanha de conscientização do consumidor a respeito dos benefícios do etanol, que pode ser utilizado em alguns modelos da Ford, como o Ford Explorer (veículo esportivo utilitário) e o sedan Ford Taurus. A companhia tem cerca de 1 milhão de veículos que rodam a álcool nas estradas, mas, conforme ela, muitos proprietários podem não perceber que seus veículos podem utilizar tanto etanol quanto gasolina tradicional.
A companhia planeja produzir 250 mil veículos movidos a etanol no ano que vem, incluindo a picape Ford F-150, a Ford Crown Victoria, o Mercury Grand Marquis e o Lincoln Town Car. –A Ford está trabalhando em soluções inovadoras para superar as preocupações de seus consumidores com respeito aos elevados preços da gasolina e com relação à superdependência da América em relação ao petróleo estrangeiro–, afirmou o executivo Bill Ford. Segundo ele, – o etanol é uma fonte de energia inovadora que atinge diretamente o coração da América. (Fonte: ABCNews, 5/11)