Comissão Européia faz parceria com indústria para reduzir testes em animais
2005-11-08
Reduzir os testes em animais é o objetivo da nova parceria européa acordada ontem (7/11) entre associações industriais dos setores farmacêutico, químico, de cosmética e biotecnologia e a Comissão Européia durante uma conferência realizada em Bruxelas. As várias associações e a Comissão assinaram a Declaração dos 3Rs, que estabelece uma parceria voluntária européia que visa melhorar, reduzir ou substituir a utilização de animais.
Será definido um programa de ação com atividades concretas durante o trimestre de 2006. –O acordo mostra que a União Européia está na linha da frente da protecção animal. Não queremos apenas reduzir os testes em animais mas também acabar com essa prática a longo prazo–, disse o comissário europeu responsável pela Indústria, Gunter Verheugen.
Para o comissário para a Ciência, Janez Potocnick, –o acordo com diferentes setores industriais é um grande passo na validação de métodos alternativos–. O comissário garantiu apoios à investigação de novos testes no âmbito do Programa Quadro europeu para a investigação.
Segundo dados de 2002, são utilizados na Europa 10,7 milhões de animais por ano. Mais de metade são utilizados em investigação para a medicina humana e estudos biológicos; 16% na produção e controle de qualidade de produtos para a medicina humana e veterinária e cerca de 10% para avaliações de segurança. Destes, 0,25 por cento (correspondendo a 2,6 mil animais) são usados para fins cosméticos e de higiene. (Ecosfera, 7/11)