Passagem de tornado pelos Estados Unidos deixa 22 mortos
2005-11-08
Equipes de resgate continuavam nesta segunda-feira (7/11) a procurar por sobreviventes nos escombros deixados pela passagem de um tornado por comunidades dos Estados americanos de Indiana e Kentucky no domingo (6/11). Pelo menos 22 pessoas morreram. Segundo meteorologistas, o tornado chegou a ter ventos com velocidade superior a 254 quilômetros por hora.
Tornados são tipos de ciclone e têm alto poder de destruição. São os mais intensos fenômenos meteorológicos, e seus ventos podem alcançar a velocidade de 490quilômetros por hora. Ocorrem geralmente em zonas temperadas do hemisfério Norte.
O tornado tocou a terra em Henderson, no Kentucky, e atingiu, em seguida, a região do rio Ohio em direção ao Estado da Indiana. Ao menos 17 pessoas --incluindo três crianças-- morreram no Condado de Vanderburgh, e cinco outras no Condado de Warrick, a leste de Evansville. Mais de cem pessoas foram levadas a hospitais devido a ferimentos.
–Os atingidos estavam em trailers que foram partidos ao meio pela tempestade. É horrível–, afirmou Annie Groves, da administração do Condado de Vanderbrugh.
A porta-voz do departamento de Segurança Interna na Indiana, Pam Bright, afirmou que o tornado foi um dos mais mortíferos a atingir o Estado desde 3 de abril de 1974, quando vários tornados atingiram a região, matando 47 pessoas. Esses fenômenos foram parte de uma das piores temporadas de tornados ocorridas nos Estados Unidos, que mataram mais de 300 pessoas no sul e no oeste do país.
Na região oeste do Estado de Kentucky, o tornado atingiu uma pista de corrida de cavalos de Ellis Park, em Henderson, matando três cavalos e destruindo três seções da tribuna principal. Os Condados de Northern Crittenden e Hart também foram atingidos pelo fenômeno. (FSP, 8/11)