Pró-Mar-de-Dentro vistoria lixeiras coletivas implantadas pela Consulta Popular
2005-11-08
Um projeto de destinação de resíduos sólidos no município de Cerro Grande do Sul, na Zona Sul, contemplado na Consulta Popular e coordenado pelo Programa Pró-Mar-de-Dentro da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), já apresenta resultados. Foram construídas 12 lixeiras coletivas de alvenaria, em localidades da zona rural do município, onde as comunidades estão depositando todos os resíduos que antes eram descartados de forma incorreta.
A coordenadora do Programa Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, esteve no município vistoriando a implantação das lixeiras e diz que ouviu relatos sobre a redução de focos de ratos, baratas e moscas. —Além disso, já se constata que diminuiu a disposição inadequada do lixo seco em arroios e vias públicas porque os moradores estão levando os resíduos até as lixeiras-, comemora Elisabete. O lixo recolhido nas lixeiras coletivas, juntamente com os demais resíduos domésticos da zona urbana de Cerro Grande tem disposição final em aterro sanitário de empresa privada no município de Minas do Leão.
Conforme Maria Elisabete, a sensibilização e mobilização dos moradores foram feitas com amplo trabalho educativo pela prefeitura, com recursos da Consulta Popular e do município, pela sua contrapartida no convênio. (Sema, 7/11)