Espanha será sede da nova conferência da ONU contra desertificação mundial
2005-11-07
Os países reunidos no Quênia para a Convenção das Nações Unidas para a Luta contra a Desertificação aprovaram, em sua sessão e de encerramento, na semana passada, a proposta do governo espanhol para realizar a próxima conferência na Espanha, no outono de 2007.
A conferência deste ano aconteceu entre os dias 17 e 28 de outubro, em Nairobi, com o objetivo de analisar a situação mundial e buscar soluções para minimizar processos de erosão que sofre o planeta.
Durante a conferência, também foi aprovada a organização, na Espanha, de um simpósio sobre Desertificação e Migrações, no próximo outono, marcado dentro das atividades programadas para o Ano internacional dos Desertos e da Desertificação, que será celebrado em 2006. Os especialistas, reunidos em Nairobi, avaliaram a degradação ambiental das terras secas, assim como os meios que se podem utilizar para promover a transferência de conhecimentos práticos e de tecnologia para combater a desertificação e mitigar os efeitos da seca.
A desertificação é um dos principais problemas que a Península Ibérica sofre e do qual continuará sofrendo nos próximos anos. Precisamente por este motivo, o Ministério do Meio Ambiente destinou, para o período de 2005 a 2008, mais de 82 milhões de euros, a fim de atenuar os efeitos da desertificação. Para mitigar este processo, a Direção Geral para a Biodiversidade do Ministério espanhol do Meio Ambiente está levando a cabo diversas medidas, como a implantação de uma capa vegetal protetora e fixadora de solos, tolerante a condições de extrema aridez, que possibilita economia hídrica e redução das tensões ecológicas derivadas da mudança climática. (El Mundo, 5/11)