Gripe aviária faz Japão sacrificar 180 mil frangos
2005-11-07
Autoridades no Japão encontraram sinais de gripe aviária pela primeira vez em um ano em uma fazenda no norte do país e por isso mandaram matar 180 mil frangos, segundo o governo local.
O Ministério da Agricultura do Japão informou que a infecção foi encontrada em uma granja na cidade de Ibaraki, durante inspeções em áreas próximas de onde outro caso suspeito foi detectado na segunda-feira passada (31/10).
Exames em 80 frangos mostraram que todos tinham sido expostos ao vírus da família H5.
Mas serão necessários outros exames para descobrir se é o vírus H5N1.
O H5N1 matou milhões de aves na Ásia, e muitas outras foram sacrificadas para tentar evitar a disseminação da doença.
Pelo menos 60 pessoas morreram devido à gripe aviária desde sua reaparição no final de 2003. Teme-se que o vírus possa sofrer uma mutação e, assim, ser transmitido de pessoa para pessoa.
China e Vietnã também registraram novos casos de gripe aviária.
O vírus H5N1 foi encontrado em frangos mortos na província de Liaoning, na China, e em aves na região de Bac Giang, Vietnã.
Os novos casos na China ocorreram no dia 26 de outubro, segundo declaração do Ministério da Agricultura colocado na página da Organização Mundial para Saúde Animal.
Mais de 300 mil aves na área em volta do vilarejo de Badaohao foram sacrificadas como medida preventiva.
Outras epidemias da doença atingiram províncias como Hunan, o interior da Mongólia e Anhui, mas até agora a China ainda não registrou casos de infecção em humanos.
No Vietnã a gripe aviária matou frangos nas comunidades de Yen Lu, Van Trung e também Tang Tien, na região de Bac Giang.
Segundo a autoridade de saúde animal do país as áreas foram colocadas em quarentena e estão sendo feitos exames para pelo menos um caso suspeito em humanos. (BBC, 5/11)