Novartis abrirá centro de pesquisa na China
2005-11-07
A empresa farmacêutica suíça Novartis abrirá na China um centro de pesquisa e desenvolvimento para o mercado mundial, afirmou no domingo (6/11) o presidente da empresa, Daniel Vasella. Com um aumento de 30% anual em suas vendas na China durante os últimos seis anos, a Novartis decidiu abrir o centro no gigante asiático, mas ainda não sabe quando nem onde.
A decisão da Novartis se deve à cada vez maior proteção que os direitos de propriedade intelectual recebem na China e à capacidade dos cientistas do país para a inovação. A empresa, que conta com quatro subsidiárias na China e um investimento total de US$ 100 milhões, já havia criado no país, em 2004, um centro de formação de pessoal que dá emprego a 1,8 mil pessoas.
O anúncio da Novartis coincide com o realizado ontem pela farmacêutica suíça Roche, que na semana passada inaugurou sua primeira fábrica de produção em Xangai. A Roche, cujas vendas na China aumentam uma média de 20% por ano, está estudando novos investimentos para os próximos anos, segundo a Roche Holding AG, subsidiária da empresa em Xangai.
A empresa investiu US$ 11 milhões no ano passado em um centro de pesquisa e desenvolvimento em Xangai, o primeiro em um país em vias de desenvolvimento e a quinta no mundo.
O cada vez mais alto nível de vida da classe média chinesa fez disparar o consumo de medicamentos --muitos sem receita--, em um país onde os hospitais vivem da venda de remédios em suas farmácias e a televisão oferece vários anúncios sobre fórmulas para tratar qualquer doença.
O governo chinês se propôs este ano a diminuir o preço dos remédios em até 40%, já que o custo deste produto é muito alto em comparação ao nível aquisitivo médio da população, principalmente nas zonas rurais. (EFE, 6/11)