União Européia autoriza importações de milho transgênico
2005-11-04
A União Européia (EU) autorizou a importação de milho geneticamente alterado. Esta é a Quinta aprovação da EU desde que o bloco europeu finalizou o banimento da biotecnologia no ano passado, conforme informou a Comissão Executiva nesta quinta-feira (3/11). O milho, conhecido pelo código número 1507, é feito em conjunto pela Pioneer Hi-Bred International, uma subsidiária da DuPont Co., e pela Dow AgroSciences unidade de Mycogen Sementes.
O milho, modificado para resistir a certos insetos e herbicidas, será usado na alimentação animal. A autorizalçao é válida para a Europa por 10 anos.–Regras pós-marketing robustas vão assegurar que o produto possa ser rastreado e monitorado quando colocado no mercado–, disse a Comissão, em um comunicado.
–Quando colocado no mercado, será necessário claramente rotular como contendo milho geneticamente modificado. O seu monitoramento pós-mercado será assegurado através de um único sinal de identificação a fim de assegurar que o milho é rastreável–, acrescentou a nota.
A decisão da EU de colocar a estampa de aprovação deve ser aplicada pela Comissão Européia. É permitida sob processo inicial legal esta medida temporária quando os ministros não são capazes de concordar entre eles após um período de três meses.
Apesar de estarem usando procedimentos provisórios para monitoramento de biotecnologia, os países da União Européia não têm gerenciado questões de concordância desde a aprovação dos OGM em 1998. Luxemburgo, Grécia e Áustria votam consistentemente contra a aprovação. São ocntrabalançados por Finlândia, Grã-Bretanha e Holanda, que quase sempre votam favoravelmente. Outros ficam em cima do muro e votam se acordo com o resultado que lhes interessa. (Planet Ark, 4/11)