França debate transportes limpos
2005-11-04
Dezenas de representantes de cidades européias reuniram-se ontem (3/11), em Nantes, França, para fazer o balanço de três anos do programa CIVITAS, que pretende promover sistemas de transportes urbanos limpos a fim de reduzir a poluição e o congestionamento de trânsito.
A conferência pretende saber –até que ponto das cidades do CIVITAS I conseguiram uma mudança radical nos transportes urbanos através da combinação da tecnologia e políticas–, revela o sítio online do programa.
Além de apresentarem resultados, os participantes poderão ainda debater aspectos técnicos da implementação do programa. Jacques Barrot, comissário europeu dos Transportes, reafirmou o apoio da Comissão no programa.
Bruxelas continuará a financiar o CIVITAS através do sétimo Programa Quadro para a Investigação e Desenvolvimento (2007-2013). –As experiências pioneiras alcançadas pelas 36 cidades CIVITAS são a base fundamental para uma ambiciosa política de transportes urbanos. A Europa precisa ajudar as cidades a enfrentar com sucesso o crescente congestionamento e a poluição causada pelos transportes urbanos–, disse.
Entre as discussões em Nantes estarão questões como o papel do automóvel na cidade, os sistemas de transportes para uma sociedade envelhecida, impactes ambientais e novas tecnologias como o sistema de navegação Galileo.
Os primeiros projetos no âmbito do CIVITAS – em cidades como Barcelona, Berlim, Roma, Praga e Estocolmo – deverão terminar em 2006. Os restantes – em Veneza, Génova, Burgos, Toulouse, entre outras – vão continuar até 2009. (Lusa, 3/11)