Museu de Ciências Naturais: 50 anos pesquisando a biodiversidade gaúcha
2005-11-04
O Museu de Ciências Naturais, órgão executivo da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, comemora amanhã (05 de novembro) 50 anos de existência. Para registrar esta data serão inaugurados dois importantes espaços: a nova sala de exposições e o serpentário, ambos abertos ao público para visitação.
O Museu atua na área da pesquisa básica e aplicada, desenvolvendo estudos sobre a biodiversidade, incluindo a fauna e flora atual e fóssil e os ecossistemas terrestres e aquáticos.
É um órgão prestador de serviços, realizando levantamentos florísticos e faunísticos do Estado, diagnóstico e mapeamento de ecossistemas, implantação de áreas de conservação públicas e privadas, bioindicação e monitoramento ambiental, estudos e preservação do patrimônio fóssil, identificação de material biológico, comercialização de peçonha de ofídios, difusão científica através de periódicos e atividades de educação ambiental.
Duas publicações serão lançadas neste mês de celebração pelos 50 anos: a história do Museu e um Almanaque educativo. Atividades de educação ambiental, teatro infantil, apresentação da Orquestra de Câmera da Fundarte, e encontro técnico, também fazem parte da programação do aniversário, que acontece durante o mês de novembro. Veja programação completa na página do Museu no site da Fundação Zoobotânica - www.fzb.rs.gov.br/museu (Com informações da FZB)