URUGUAI ESTUDA PROPOSTAS PARA MELHORAR RENDIMENTO DE HIDROELÉTRICA
2001-09-14
O senador uruguaio Hector Maya, do Partido Justicialista Entre Ríos, apresentou recentemente três propostas para que o Uruguai possa aproveitar melhor suas potencialidades energéticas hidroelétricas sem causar impactos ao meio ambiente e gerar maior renda e empregos para o país:
1) A substituição das turbinas utilizadas hoje pela usina de Salto Grande, no rio Uruguai, pelas chamadas Turbinas de Bulbo e a troca de várias peças antigas por outras com tecnologia de ponta resultariam na geração de 1000 GigaWatts/hora. Os investimentos necessários para as transformações são de 190 milhões de dólares.
2) A força das águas, mesmo depois de passarem pelas turbinas de Salto Grande seria utilizada sem os impactos ambientais provocados por mais lagos ou represas. Os investimentos seriam aplicados em diversos trechos abaixo da usina com a instalação de módulos de turbinação que gerariam de 450 a 500 GigaWatts/hora. As obras gerariam 1000 empregos diretamente e têm custo estimado de 250 milhões de dólares.
3) A terceira e última proposta seria aguardar pelo menos 6 meses para estudar as reações do rio Uruguai, caso as modificações acima tenham sido feitas. Se o rio não apresentar problemas, poderá ser feito um estudo para aproveitamento integral da Bacia do rio Uruguai. A implantação de mais módulos de turbinação em pelo menos 4 pontos do rio Uruguai daria ao país rendimento anual de mais de 200 milhões de dólares. Os recursos poderiam ser utilizados para assistência à agroindústria nacional e criação de mais fontes de trabalho.
O senador Hector Maya descartou a possibilidade de aumentar o nível do lago da usina de Salto Grande de 35 para 36 metros. A medida poderia melhorar a potência energética do Uruguai mas reduziria as possibilidades de aproveitamento turístico, impactaria o meio ambiente e inundaria regiões povoadas e de produção agropecuária