Expedição busca mamíferos marinhos no litoral gaúcho
2005-11-03
Seis biólogos especializados em mamíferos aquáticos iniciaram ontem (2/11) uma expedição no litoral norte do Rio Grande do Sul em busca de animais machucados ou encalhados nas areias das praias.
Ao total serão 190 quilômetros percorridos da Lagoa do Peixe até Tramandaí, ponto de chegada da turma. Eles esperam recolher indivíduos que acabam encalhando na areia atraídos pelo aumento da temperatura da água. — Nessa época o mais comum são golfinhos e baleias-, explica o biólogo Daniel Schiavon.
Outras espécies procuradas pelos pesquisadores do Gemars, ong formada por biólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, são os lobos e leões-marinhos, ainda que estes já não sejam tão comuns nessa época. — Os leões e lobos costumam aportar por aqui durante o inverno-, explica.
A intenção dos biólogos é estudar o comportamento dos mamíferos que habitam as águas e a costa do Estado. Schiavon explica que os animais encontrados mortos também são objeto de estudo. — As carcaças podem servir para análise genética como bioindicadores da poluição-, afirma. (Por Carlos Matsubara)