Greenpeace é multado por danificar corais nas Filipinas
2005-11-03
O grupo ambiental Greenpeace foi multado neste dia 1º de novembro, pelas autoridades das Filipinas, por ter provocado danos a recifes de coral no país.
A multa de quase US$ 7 mil (cerca de R$ 15,8 mil) foi imposta pelas autoridades do Parque Marinho Nacional de Tubbataha ao Greenpeace depois que o seu barco Rainbow Warrior II atingiu os corais na costa da ilha de Palawan.
A embarcação estava navegando no Mar Sulu como parte de uma campanha do Greenpeace de quatro meses no Pacífico asiático para promover fontes de energia que não prejudicam o meio ambiente. Durante a viagem, o barco provocou danos em uma área de cerca de 100 quilômetros quadrados, segundo as autoridades.
Mergulhadores do Greenpeace estavam no Parque Marinho de Tubbataha para inspecionar os efeitos do aquecimento global nos corais. A área de corais está listada como um dos patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Greenpeace lamentou o incidente e disse que pagaria a multa. No entanto, o grupo ambiental disse que o mapa do governo das Filipinas indicava que o barco estaria a 2,5 quilômetros dos corais quando o acidente aconteceu. O Rainbow Warrior II não sofreu danos sérios e foi rebocado para águas mais profundas por seus próprios barcos de borracha. (Fonte: BBC, 2/11)