Mortos em terremoto passam de 73 mil, diz Paquistão
2005-11-03
O governo do Paquistão anunciou nesta quarta-feira (2/11) que o número de vítimas do terremoto do mes passado aumentou em quase 16 mil pessoas.–Infelizmente, o número de mortos chega a 73.276 e o de feridos, a 69 mil–, disse o Comissário Federal de Socorro, general Farooq Ahmed Khan. –Existe a probabilidade de que esse número vá aumentar ainda mais–, acrescentou.
Dados oficiais anteriores indicavam que o número de mortos era de 57,6 mil.
Segundo as autoridades, o aumento no número de vítimas fatais se deve ao fato de que as operações de resgate ainda estão encontrando corpos – e o número pode subir ainda mais porque muitas áreas remotas continuam inacessíveis.
Outras 1,3 mil pessoas morreram na região da Caxemira administrada pela Índia.
O terremoto, que atingiu 7,6 pontos, foi o maior a atingir o Sul da Ásia nos últimos cem anos, e deixou mais de 3 milhões de pessoas desabrigadas.
Segundo Khan, o governo já recebeu cerca de US$ 2 bilhões em doações para a operação de reconstrução, ainda abaixo do custo estimado em mais de US$ 5 bilhões.
O Paquistão espera levantar mais recursos em uma conferência de doadores, no dia 19 de novembro, que terá a participação do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan. (BBC, 2/11)