Barra Grande começa atendendo acionistas
2005-11-03
A Energética Barra Grande S/A (Baesa) iniciou oficialmente na terça-feira (1/11) a geração comercial de energia da hidrelétrica de Barra Grande, situada entre os municípios de Pinhal da Serra (RS) e Anita Garibaldi (SC). A primeira das três turbinas estava em fase de testes há uma semana, colocando cerca de 236 megawatts (MW) de energia na rede. A partir de ontem (02/11) esse potencial começou ser utilizado pela empresa. A hidrelétrica tem capacidade para gerar 708 MW.
A Baesa informa que a energia produzida vai atender as empresas que fazem parte do consórcio que constitui a geradora. Cada participante receberá o volume correspondente à cota de participação. Abastecidas pela Baesa, as companhias deixarão de utilizar energia do sistema nacional, liberando o volume atendido pela usina Barra Grande para a rede integrada.
As outras duas turbinas que fazem parte de toda a estrutura de geração de energia serão acionadas nos dias 31 de janeiro e 30 de abril de 2006. A empresa tem a concessão do aproveitamento hidrelétrico durante 35 anos, cinco deles usados na construção da obra. O prazo pode ser renovado. (Pioneiro, 02/11)