Bush revela hoje estratégia dos EUA para combater gripe do frango
2005-11-01
O presidente George W. Bush vai revelar sua estratégia nacional para combater a gripe do frango nesta terça-feira (1º/11), na tentativa de reduzir as chances de uma epidemia entre a população norte-americana, segundo informou ontem (31/10) o secretário de imprensa da Casa Branca, Scott McClellan. A estratégia – a ser revelada em Maryland, na sede do Instituto Nacional de Saúde de Bethesda – incluirá um plano para identificar a epidemia tão logo ela apareça, além de um trabalho para contê-la e tratá-la –da melhor forma possível–, disse McClellan aos repórteres.
Uma das maneiras de conter o vírus seria o desenvolvimento de uma vacina baseada em células contra ela e o armazenamento de estoques de remédios antivirais – dois esforços que estão atualmente sendo realizados, diz McClellan. Até o final do ano, mais de 4 milhões de doses de tratamento antiviral estarão à mão, um número que, no entanto, está abaixo do que a Organização Mundial da Saúde urge.
Além disto, os cientistas estão redobrando sua atenção e esforços para criar a próxima geração da vacina, a que seria baseada em células ao invés da atual versão, baseada em ovos, assinalou McClellan. As vacinas baseadas em células, segundo o porta-voz, poderiam ser produzidas em massa rapidamente, o que possibilitaria uma vantagem crítica em um evento pandêmico. (CNN, 1º/11)