Natura patrocina primeira Escola Superior de Sustentabilidade do Brasil
2005-11-01
Uma parceria entre a Natura e a ONG Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), anunciada recentemente em Brasília, deu origem ao projeto de construção da primeira Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade no Brasil.
A escola, a ser construída área de 5 mil metros quadrados construídos em Nazaré Paulista (SP), irá formar mestres e doutores nas diversas áreas que englobam a questão ambiental e pretende ser um ponto de referência para estudos e aplicação dos conceitos de sustentabilidade e conservação socioambiental.
O objetivo é trazer esse tipo de projeto para o universo científico, construindo uma ponte entre a conservação da natureza e a área acadêmica. Com isso, a sociedade ganha com a formação e o conhecimento de novos profissionais que passam a se dedicar às formas de tirar proveito econômico das florestas e a repensar o papel das comunidades nesse processo.
Para o sonho passar à prática, a Natura criou um fundo fiduciário e tenta conquistar novos parceiros para bancar a proposta, enquanto a responsabilidade científica de implementar o projeto está a cargo do IPÊ. — Vamos provar que o Brasil é capaz de resolver os próprios desafios ambientais. Agora temos um ponto de partida racional-, afirmou Guilherme Leal, presidente da Natura.
Do lado da ONG, a educação tem se colocado como um dos principais aprendizados em mais de 12 anos de trabalho de campo. — Fomos percebendo que reeducar as comunidades, por meio de cursos de capacitação, era o único caminho para a inclusão social e a preservação do meio ambiente. As ações foram se ampliando, até que a idéia de uma escola superior tornou-se inevitável-, explica Cláudio Pádua, diretor do IPÊ.
(Com informações de Mercado Floresta)