Elecnor acelera obra no corredor dos ventos do litoral norte do RS
2005-11-01
Por Geraldo Hasse*
Uma segunda-feira de sol, depois de um fim-de-semana sem chuva, era tudo o que queriam os engenheiros responsáveis pela obra da usina eólica do eixo Osório-Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Foi assim o dia das bruxas, ontem (31/10).
Sob ventos oeste (pela manhã) e sul (à tarde), que chegaram a alcançar quase 20 nós (37 km/h), prosseguiram os trabalhos de pavimentação da estradinha rural de acesso à base do primeiro dos 75 cataventões projetados — onde se pode ver um bate-estaca em ação.
Para chegar a esse primeiro alicerção, só com autorização. Na guarita defronte ao local, o guarda da Prossegur remete os visitantes para o P-2, onde o agente seguinte diz que a regra é ligar antes para agendar a visita — tratar com a Elecnor, dona da obra, justamente a empresa menos visível no caminho dos ventos. Por ali, quem mais aparece são as prestadoras de serviços: Ribas Engenharia, Coesul, Conpasul, Peixoto, Redimix, Archel Engenharia...
Com tantas máquinas operando nas redondezas, os moradores do Loteamento Serramar, na Estrada do Retiro, no distrito do Capão da Areia, município de Osório, ainda continuam assuntando o empreendimento. Tudo naqueles ermos está sendo muito rápido para eles.
No início, em meados do ano, incomodaram-se com a poeira levantada pelos pneus dos caminhões, que abriram trilhos fundos na estradinha vicinal que vai zizagueando até o município de Palmares. Com as chuvas a estrada encharcou, alagando as transversais. Alguns lotes (de 500 metros quadrados) ficaram debaixo dágua. Em algumas residências, foi preciso improvisar pinguelas para chegar ou sair de casa.
Agora já está melhor, mas todo mundo continua de pé atrás. Seu Bento, que mora de frente para a estrada, soube que vão asfaltar, mas está na expectativa. Ele desconfia de promessas. O Loteamento Serramar, por exemplo, era uma beleza – no papel. Na realidade, teve problemas com a prefeitura e ficou meio isolado à beira do caminho.
*Geraldo Hasse está publicando semanalmente com exclusividade no Ambiente Já O Diário dos Ventos, série sobre a construção do maior parque de geração de energia eólica do Brasil, em Osório, no Rio Grande do Sul.