Dom Cappio diz que vai preparar projeto alternativo à transposição do São Francisco
2005-11-01
Ao retornar à cidade de Barra (BA), neste fim de semana, depois de mais de um mês ausente por conta da greve de fome que fez contra o projeto de transposição do Rio São Francisco, o bispo dom Luiz Flávio Cappio disse que está preparando um projeto alternativo para o semi-árido, a partir de estudos elaborados por comunidades científicas e a sociedade organizada dentro do Vale do São Francisco.
O bispo, que esteve em Brasília na semana passada, mas não se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como estava previsto, disse que a sua expectativa é submeter o projeto à apreciação do presidente.
— Se o Rio São Francisco estivesse em perfeito estado, com o povo todo tendo água para beber, não estaríamos contra a utilização da água por empresas privadas. Mas, do jeito que está, com o povo sem ter acesso, não dá para aceitar que as elites sejam privilegiadas, em detrimento dos pobres, que são a maioria - justificou.
Dom Cappio foi recebido com festa pela população local. Ele celebrou uma missa comemorando a festa do padroeiro da diocese de Barra, São Francisco das Chagas, e foi homenageado pela passagem do seu aniversário no dia 4 de outubro, mesmo dia dedicado a São Francisco. (O Globo, 31/10)