Lisboa: ecopontos nos parques de lazer fizeram aumentar coleta de resíduos
2005-11-01
Os utilizadores dos parques de lazer de Lisboa reciclaram, neste ano, mais dez toneladas de resíduos em relação a 2004, tendo contribuído para isso a colocação de pequenos ecopontos nestes locais, anunciou a administração dos parques. Os parques de lazer são locais onde se produz muitos resíduos, como copos, pratos e talheres de plástico utilizados nos piqueniques, pelo que a decidiu-se reforçar, em maio, a presença de pequenos ecopontos nestes locais.
Uma fonte do Espaço Monsanto explicou que já existiam grandes contêineres de coleta seletiva do lixo nos dez parques de Lisboa e que a colocação dos ecopontos teve como objetivo ficarem mais próximos dos utilizadores. Segundo dados da Câmara Municipal de Lisboa, o papel/cartão foi o tipo de resíduo que registrou maior aumento, tendo sido recolhidos, neste ano, cerca de 31 mil toneladas, cinco mil a mais do que em 2004.
A coleta de embalagens de plástico também registou um aumento, tendo passado de 10,5 mil, em 2004, para 14 mil no corrente ano, tal como o vidro que subiu de seis mil para 7,5 mil. No total, nos primeiros dez meses deste ano, foram recolhidos nos parques de Lisboa cerca de 53,5 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, mais dez mil que no ano anterior.
Entre os parques de Lisboa contam-se a Bela Vista, Vale do Fundão, Quinta das Conchas, Madre de Deus, José Gomes Ferreira, Alto da Serafina, Moinhos de Santana, Calhau, Alvito e Bensaúde. (Ecosfera, 31/10)