Duas pessoas morrem com sintomas de gripe aviária no Vietnã
2005-10-31
Duas mortes no Vietnã são suspeitas de terem sido provocadas pelo vírus da gripe aviária, segundo fontes de um hospital em Dong Hoi, região central do país. Até o momento, 40 pessoas já morreram por causa dessa doença no Vietnã.
–Está muito claro que os principais sintomas das mortes apontam para a gripe aviária–, disse, no sábado (29/10), o Dr. Nguyen Ngnoc Tai, diretor do Hospital Vietnã-Cuba. O jornal Tuoi Tre (Juventude) noticiou na edição de sábado (29/10) que as vítimas eram uma menina de 14 anos, infectada após comer um pato, e um homem de 26, que se alimentou de um frango.
Ngoc Tai confirmou que uma terceira pessoa com as mesmas suspeitas foi encaminhada para um hospital melhor equipado, em Hue City, também na região central do país. O diretor afirmou que o hospital não está em condições de lidar com a gripe, e pediu, com urgência, suprimentos de Tamiflu, remédio que combate a doença em humanos. –Há um outro caso de uma mulher de 27 anos, também com indícios da gripe, mas de intensidade mais branda–, afirmou. (FSP, 29/10)