Ministros descartam presença de gripe aviária na América Central
2005-10-31
Os ministros da Agricultura da América Central e do México descartaram na última sexta-feira (28/10) a presença de gripe aviária em seus territórios, durante a 36ª reunião extraordinária do Honorífico Comitê Internacional Regional de Saúde Agropecuária.
–Não há gripe aviária na América. Os controles funcionam em alerta máximo e, por enquanto, a produção avícola não está ameaçada em nenhum dos países-membros–, afirmou o ministro guatemalteco da Agricultura, Alvaro Aguilar, em entrevista coletiva. Aguilar disse confiar nos controles, que também se aplicam à ameaça de febre aftosa, ainda não registrada na região.
Para evitar riscos na América, a importação de produtos avícolas de países onde foi detectado o vírus H5N1 da gripe aviária foi suspensa, afirmou Aguilar. –O fornecimento de produtos avícolas está garantido. A probabilidade de que a gripe aviária chegue à América Central é muito remota, pois o sistema de controle é eficiente. Além disso, pretendemos reforçá-lo nos próximos dias–, disse.
Participaram da reunião os ministros da Agricultura de Guatemala, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica, assim como representantes de República Dominicana, México e Belize. (France Press, 29/10)