Evento mostra potencial de negócios das florestas brasileiras
2005-10-28
Entre os dias 5 e 8 de novembro, a Oca do Ibirapuera, em São Paulo, será palco da maior feira de negócios dedicada a produtos florestais sustentáveis já realizada no País. Num mesmo espaço estarão disponíveis as melhores alternativas de utilização sustentável das florestas brasileiras, desde pequenas experiências de extrativismo realizadas por comunidades tradicionais até grandes empreendimentos em áreas como matérias-primas para cosméticos ou exploração madeireira com certificação de manejo.
Os mais de cem empreendimentos, provenientes da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, deverão ser vistos por cerca de 10 mil visitantes durante os quatro dias do evento, cujo enfoque são as rodadas de negócios com empresas nacionais e internacionais. Somente da Holanda deverão comparecer representantes de 40 empresas, que fazem parte da comitiva da ministra da Educação, Ciência e Cultura daquele país, Maria van der Hoeven, que também visita o evento.
Idealizado pela Amigos da Terra-Amazônia Brasileira, o evento conta com o apoio do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e a colaboração das organizações não-governamentais Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).
Além dos estandes expositivos e voltados a negócios, os visitantes terão acesso a uma loja com 900 itens, que estão sendo trazidos a São Paulo pelos representantes das cerca de 100 comunidades participantes. Os produtos vão de mudas de espécies nativas a itens culinários, artesanato e peças de decoração, entre outros.
Mais informações podem ser obtidas no site www.mercadofloresta.org.br. (Jornal do Brasil Online, 27/10)