Detectado vazamento na barragem de Campos Novos
2005-10-28
Um vazamento na barragem da usina hidrelétrica de Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, detectado na quinta-feira passada está deixando em alerta os responsáveis pelo empreendimento.
A causa seria uma infiltração em um dos túneis que serviu de desvio para a água do Rio Canoas, durante as obras de construção da unidade.
O presidente do consórcio Campos Novos Energia SA (Enercan), Ênio Schneider, descartou hoje qualquer possibilidade de que o problema possa influenciar na segurança da barragem. O esvaziamento para efetuar reparos também foi descartado.
Segundo Schneider, faltam apenas 20 metros para que o lago esteja cheio e a usina vai começar a gerar energia em 1º de fevereiro.
A Enercan aguarda a chegada de um técnico e equipamentos holandeses que farão verificações na boca do túnel, à jusante da barragem, na tentativa de identificar o problema com exatidão e determinar uma solução.
— A região é de difícil acesso, mas é certo que a infiltração nada tem a ver com a barragem – garantiu o presidente da empresa. (Diário Catarinense, 27/10)