Chinesa suspeita de ter gripe aviária morreu de pneumonia, diz TV
2005-10-28
Pneumonia foi a causa da morte de uma garota chinesa de 12 anos, sobre a qual há suspeitas de ter contraído a gripe aviária. He Yin morava no vilarejo de Wantang, na Província de Hunan (centro), junto ao seu irmão de dez anos de idade. Os dois ficaram doentes na semana passada, após ingerirem carne de ave.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela rede Cable TV, de Hong Kong, e também pela agência de notícias chinesa Xinhua. Segundo um funcionário do departamento de Saúde da Província, nem Yin ou seu irmão apresentaram traços do vírus da gripe aviária.
Ao menos 545 galinhas e patos morreram nessa província chinesa, por conta da disseminação do vírus H5N1 --a variante mais agressiva. Cientistas dizem temer que o vírus da gripe --já endêmica nas aves chinesas-- possa sofrer uma mutação ao ultrapassar a barreira das espécies e começar a ser transmitida diretamente de um humano a outro, causando uma pandemia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe aviária é uma doença contagiosa causada por vírus que normalmente afeta apenas aves e porcos, que podem ser infectados, apesar de ser raro o registro da doença nesses animais. Em alguns momentos, o vírus cruza a barreira das espécies e infecta também humanos.
O vírus H5N1 atingiu seres humanos pela primeira vez em 1997 em Hong Kong, segundo registros médicos, e reapareceu novamente na Coréia do Sul, em 2003. Desde então, se espalhou pela Ásia, infectando ao menos 121 pessoas.
Nas aves domésticas --principalmente os frangos-- a infecção com o vírus causa duas formas de doença, que diferem na variante viral que as causam. Na sua forma menos agressiva, provoca a queda das penas e diminuição na produção de ovos. A variante mais letal do vírus pode se propagar entre grandes quantidades de aves em menos de 48 horas, e afetar os órgãos internos dos animais, levando-os à morte.
Seres humanos adquirem a doença quando têm contato direto com aves infectadas, ou objetos contaminados por suas fezes. A maior parte dos casos registrados ocorrem em áreas rurais, onde moradores mantêm pequenas granjas sem ter, no entanto, a higiene necessária para criar as aves. Além disso, o contato com carne não cozida das aves --bem como sua preparação-- podem provocar a infecção. (FSP, 27/11)