Nova tempestade tropical se forma no Atlântico e ameaça o Caribe
2005-10-28
Uma nova tempestade tropical se formou nesta quinta-feira (27/10) na região do Atlântico, ao sudeste do mar do Caribe, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, com sede em Miami. Esta é a 23º tempestade a se formar na região.
De acordo com especialistas, o novo fenômeno não deve chegar a atingir o território americano, que sofreu com a passagem de três furacões de maior parte neste ano: o Katrina, em agosto, o Rita, no mês de setembro, e o Wilma, na semana passada.
Richard Knabb, um dos meteorologistas que trabalha no centro americano, afirmou que é comum um aumento de atividade quando a temporada de furacões --que começou em 1º de junho último-- se aproxima de seu fim, previsto para 30 de novembro próximo.
Na manhã desta quinta-feira, a tempestade tropical estava localizada 115 quilômetros ao sul da ilha de San Andres e 215 quilômetros a sudeste da Nicarágua, além da Costa Rica e do oeste do Panamá. Um alerta de tempestade tropical e de furacão foram emitidos nesses locais, que devem ser atingidos por fortes chuvas.
Os ventos sustentáveis da Beta atingiram nesta quinta-feira 64 quilômetros por hora, e a tempestade se move a 6 quilômetros por hora. Na semana passada, houve o registro da formação de outra tempestade tropical --a Alpha-- que foi a primeira a começar a usar um nome baseado no alfabeto grego, já que a lista de nomes prevista para ser usada este ano se esgotou. (FSP, 27/10)