Usina Hidrelétrica de Barra Grande começa a gerar energia
2005-10-27
A Usina Hidrelétrica de Barra Grande (Baesa), localizada na divisa dos municípios de Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS), iniciou na terça-feira (25/10) a fase de teste de geração de energia elétrica.
A primeira das três turbinas foi acionada e está prevista para entrar em operação comercial a partir do dia 1º de novembro. O procedimento é uma operação técnica de condicionamento para efetivação do sistema.
As outras duas turbinas devem entrar em operação nos dias 31 de janeiro e 30 de abril de 2006.
O início da operação foi possível devido ao rápido enchimento do lago com o intenso volume de chuvas, principalmente entre os meses de agosto e setembro.
Cada equipamento tem capacidade para gerar 236 megawatts (MW). Em plena atividade, a usina vai produzir 708 MW, que serão aproveitados pelas empresas que fazem parte do consórcio da Baesa e por consumidores no país.
O volume de energia representa 30% do que é aproveitado em SC e 20% do abastecimento gaúcho.
As comportas da usina foram fechadas no início de julho, contendo o fluxo do Rio Pelotas para a formação do lago. A barragem tem 185 metros de altura, mas o nível da água para a operação é de cerca de 150 metros.
A obra começou em julho de 2001 e foi orçada em R$ 1,5 bilhão.
Com a comercialização da energia, a previsão é de um acréscimo no orçamento do município de Anita Garibaldi de R$ 100 mil por mês, através do pagamento de royalties. (Diário Catarinense, 26/10)