Siderurgia - Fórum Brasileiro debate implantação de pólo
2005-10-27
Com o objetivo de promover um debate público sobre os impactos diretos e indiretos relacionados aos planos de ampliação de pólos siderúrgicos na região Carajás, o Encontro Nacional de GTEnergia, promovido pelo Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS) está acontecendo desde terça-feira(25/10), em São Luis (MA). O encontro tem como objeto principal do debate a polêmica implantação do pólo siderúrgico na capital maranhense.
Participam do evento importantes entidades internacionais e nacionais, como Greenpeace, Friends of The Earth International, WWF Brasil, Amigos da Terra, entre outros. Do Maranhão, está presente o movimento Reage São Luís, que discute . Representantes de universidades e sindicatos também estão presentes no evento.
Entre os temas sobre a implantação do pólo, que serão discutidos amanhã, a partir das 8h30, está o carvão mineral.
— Este produto não existe no Maranhão, portanto, é desconhecido por aqui, embora seja o principal elemento da siderúrgica que poderá ser implantada em São Luís. Vamos explicar o que é o carvão mineral e quais impactos que esta matéria-prima pode causar no meio ambiente - explica um dos organizadores do evento, Edmilson Pinheiro, secretário executivo do Fórum Carajás.
HIDRELÉTRICA - Outro assunto em questão é a possível construção do Consórcio Estreito de Energia, uma hidrelétrica que pode ser implantada no sul do Maranhão. O encontro vai levantar os impactos que a obra poderá causar em sítios arqueológicos, áreas turísticas, indígenas e em comunidades tradicionais. Entre os convidados do evento, está o professor Maurílio Monteiro, da Universidade Federal do Pará, que vai participar da mesa redonda Os Pólos Siderúrgicos em Expansão no Pará e no Maranhão, que acontece amanhã, às 9h. Ele é um dos maiores estudiosos no assunto, no Brasil.
O evento encerra quinta-feira, dia 27, com a reunião regional entre os atores participantes para preparar a ampliação das campanhas e debates sobre a siderurgia para 2006. (O Imparcial OnLine – MA, 26/10)