Eletropaulo e WWF-Brasil assinam acordo para proteção da Amazônia
2005-10-27
A Eletropaulo assinou nesta terça-feira, 25 de outubro, acordo com a WWF-Brasil para o desenvolvimento de campanha de incentivo ao programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), projeto coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais, Banco Mundial, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o governo da Alemanha.
O acordo, que terá duração inicial de 12 meses, visa a divulgar informações sobre a necessidade de proteção da biodiversidade amazônica, além de captar doações junto aos clientes da distribuidora. Inicialmente, o convênio prevê recursos de, no mínimo, R$ 100 mil de cada parte para a realização da campanha.
Segundo Demóstenes Barbosa da Silva, diretor de Gestão do Meio Ambiente e Mercado de Carbono no Grupo AES Brasil, a campanha inclui esclarecimentos sobre o programa em rádios e, posteriormente, serão enviadas, através das contas de luz, as instruções para que os consumidores possam fazer as doações.
— Os recursos para preservação da região amazônica serão provenientes somente de doações feitas pelos nossos clientes - ressaltou Barbosa, lembrando que a Eletropaulo possui, atualmente, mais de cinco milhões de consumidores. A campanha, incluindo a veiculação em rádios, será iniciada nos próximos 60 dias.
Pelo acordo, a WWF-Brasil é responsável pela produção do conteúdo e a Eletropaulo pela veiculação dessas mensagens junto ao público-alvo. O programa Arpa surgiu em 1998 com o intuito de proteger e preservar a Amazônia. A proposta prevê a proteção e preservação de 10% da área da Amozônia através de recursos provenientes de empresas e do Funbio, criado especificamente para o programa.
Até o momento, os recursos obtidos pelo Arpa eram provenientes de empresas internacionais. A Eletropaulo, segundo o diretor, é a primeira empresa brasileira a aderir ao programa.
— Acreditamos que preservar a Amazônia é uma responsabilidade de todos os brasileiros e não somente do governo. Para nós, da Eletropaulo, participar de um programa como esse significa preocupação com o meio ambiente - afirmou. (Canal Energia, 25/10)