Agência Espacial Européia lança primeiro satélite fabricado por estudantes
2005-10-27
Como na véspera do mais importante exame de suas carreiras, uma centena de estudantes universitários europeus esperam que o cosmódromo russo de Plessetsk cumpra sua missão: Lançar no espaço o satélite SSETI. Este é o projeto ao qual eles têm se dedicado nos últimos 18 meses, a primeira nave espacial integramente desenhada e fabricada por estudantes. Se tudo correr dentr do previsto, o lançamento será às 8h52min desta sexta-feira (28/10).
O SSETI Express – acrônimo de Student Space Exploration and Technology Initiative – é um satélite de tamanho muito pequeno, de dimensões e de forma comparáveis às de uma lavadora de roupas (60x60x90 centímetros), e pesa uns 62 quilos, dos quais 24 correspondem à sua carga útil. Sua missão será servir como laboratório de provas para vários experimentos, assim como obter fotografias da Terra e servir como repetidor de sinais de rádio.
A equipe de 23 universitários que concebeu o satélite ficará ainda responsável por supervisionar a nave e recolher todos os dados que ela enviar. O projeto está patrocinado pela Agência Espacial Européia (ESA), que montou uma rede interna para que os estudantes possam fazer contato com o satélite, inclusive levando a efeito o desenho do projeto de cada um dos locais de origem dos estudantes, que apenas se conheceram pessoalmente durante a viagem ao local do lançamento. (El Mundo, 26/10)