Combate ao comércio ilegal de madeira deve ser acompanhado de políticas de desenvolvimento, sugere WWF
2005-10-27
O resultado da Operação Ouro Verde, divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente na terça-feira (25/10) reflete o aumento de fiscalização e o empenho do governo em combater o comércio ilegal de madeira. A prisão de falsários e o desmantelamento de quadrilhas são indicadores da preocupação do governo em combater esses crimes. A investigação da Polícia Federal sobre falsificação de Autorizações de Transporte de Produtos Florestais (ATPF), documento que certifica a origem legal da madeira, resultou na prisão de empresários e atravessadores. Dentre os crimes levantados estão, além do ambiental, a falsificação de selo oficial e formação de quadrilha.
— Os resultados dessa nova operação demonstram que esse setor precisa de um acompanhamento de vários órgãos do governo e não somente do Ministério do Meio Ambiente-, diz a Secretária-Geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.
A estimativa do governo é de que o comércio ilegal de madeira diminua de 80% em 2000 para 40% este ano. É importante frisar que estes ainda são dados preliminares e outras análises devem ser feitas.
O mercado de produtos florestais é grande e para substituir a madeira de origem predatória é preciso desenvolver o setor com medidas de fomento como o financiamento para manejo florestal e outras atividades sustentáveis de exploração da floresta, afirma Mauro Armelin, Coordenador de Políticas Públicas do WWF-Brasil.
O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo como instituição de utilidade pública. Criado em 1996 e sediado em Brasília, o WWF-Brasil atua em todo o país com a missão de contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a proteção da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.
O WWF-Brasil também é membro da maior rede ambientalista mundial: a Rede WWF. Criada em 1961, a Rede WWF é formada por organizações similares e autônomas de 40 países, e conta com o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários. Ela atua nos cinco continentes, em mais de 90 países. O secretariado-internacional da Rede WWF está sediado na Suíça. (Com informações do WWF)