Pescadores intensificam protesto na Espanha por preço de combustível
2005-10-27
Pescadores intensificaram nesta quarta-feira (26/10) o protesto pelo preço do combustível e paralisam alguns dos principais portos da Espanha. O protesto afeta o fornecimento aos mercados e prejudica o transporte de mercadorias e passageiros, segundo fontes portuárias.
Os grevistas reivindicam subsídios por causa da alta do preço do combustível. O Ministério da Agricultura e Pesca da Espanha deve se reunir com representantes da categoria ainda hoje para tentar uma nova negociação.
Os pescadores bascos se somaram a outros no litoral do mar Mediterrâneo e bloquearam, com mais de 150 embarcações os acessos aos portos de Bilbao e Pasajes, os dois mais importantes do País Basco (norte da Espanha).
O porto de Cádiz, no sul do país, já na costa do Atlântico, também está paralisado. Até ontem, o movimento no porto seguia normal. Estão paralisados ainda os portos de Barcelona, Tarragona, Castellón, Valencia, Denia, Alicante, Escombreras, Cartagena, Málaga, Almería, Fuengirola, Estepona, Marbella e Caleta de Vélez, prejudicando o tráfego de mercadorias e passageiros. (France Press, 26/10)