Banco Central pode criar normas de controle de risco ambiental
2005-10-26
O Banco Central (BC) poderá emitir regras de controle de risco ambiental no sistema financeiro. O diretor de Normas do BC, Sérgio Darcy, disse que o momento é oportuno para a discussão do tema, por causa da implementação do Basiléia II, novo acordo sobre alocação de capital pelos bancos. Darcy acredita que os riscos ambientais deveriam ser considerados no cálculo dos modelos avançados do Basiléia II.
— Mas essa é uma opinião pessoal. Não há definição do Banco Central sobre o assunto -, ressaltou.
Para o diretor do BC, os bancos devem assumir responsabilidade ambiental e social nas diversas atividades que desempenham.
— Antes de financiar produtores rurais, por exemplo, as instituições financeiras devem verificar se esses não constam das listas do governo sobre os que utilizam trabalho escravo -, afirmou.
Para o diretor do Banco Central, o risco ambiental tem impacto efetivo e não apenas potencial sobre os quatro grandes grupos de risco enfrentados pelos bancos, de acordo com o Basiléia II: risco de mercado; legal; de crédito; e operacional, que inclui o de reputação.
Darcy participou ontem do Seminário Febraban de Responsabilidade Social & Ambiental dos Bancos, realizado em São Paulo. (Jornal do Commercio-RJ, 25/10)