Poluição mata 400 mil pessoas todos os anos na China
2005-10-26
Mais de 400 mil pessoas morrem prematuramente na China, todos os anos, por causa da poluição do ar. A informação foi divulgada por um estudo do Departamento de Pesquisas da Agência de Proteção Ambiental do governo.
A pesquisa, elaborado pela Academia Chinesa de Planejamento do Meio Ambiente em 2003, detectou que 300 mil pessoas morrem anualmente por causa da contaminação externa e outras 111 mil morrem em decorrência da poluição nas residências.
–São números moderados. A cifra real poderia ser mais elevada–, disse Wang Jinnan, engenheiro chefe da academia, durante uma conferência internacional sobre a poluição do ar. Estes números não foram divulgadas antes, segundo Wang, porque os governos, especialmente das províncias, acreditam que seriam uma publicidade negativa.
O especialista explicou que a contaminação externa é causada principalmente pelas fábricas que utilizam carvão como combustível, assim como algumas indústrias, e o crescente número de veículos. Já a contaminação interna é provocada pela queima de carvão, madeira e dejetos agrícolas para cozinhar e para a calefação. (France Press, 25/10)