Ex-gerente de fazenda em Illinois multado por despejos ilegais
2005-10-26
O ex-gerente de uma fazenda produtora de leite de Inwood em Elmwood, Illinois, David Inskeep, foi multado pela Corte do Distrito Norte de Illinois por compulsoriamente violar o Clean Water Act (legislação mais importante sobre qualidade da água) ao lançar diariamente efluentes da produção leiteira e fezes de vacas em áreas irregulares.
A fazenda tem cerca de 1.250 vacas. Para controlar a poluição gerada por elas, os resíduos são enviados para pontos de coleta e bombeados para uma lagoa de armazenamento até que possam ser legalmente dispostos.
Em 14 de fevereiro de 2001, um agente da Agência de Proteção Ambiental de Illinois (IEPA) detectou que a lagoa estava próxima de sua capacidade de receber resíduos. No dia seguinte, a lagoa estava cheia, mas o bombeamento ainda estava operando. Na época, Inskeep alegou que se recusava a alugar equipamentos de remoção dos resíduos e ameaçou lançá-los no West Fork.
Em 16 de fevereiro, um juiz da Corte do Circuito de Illinois determinou a paralisação imediata da colocação do material na lagoa. Contudo, naquele dia e no próximo, Inskeep bombeou voluntariamente um total de 1 milhão de galões de resíduos da lagoa até o West Fork. O caso foi investigado pela Divisão de Investigação Criminal do Escritório da Agência de Proteção Ambiental de Chicago e pelo Departamento de Recursos Naturais de Illinois. O gerente está sendo processado pela Seção Criminal do Departamento de Justiça Norte-americano em Washington, Distrito de Columbia, e pela promotoria de Chicago. (Capitolium News, 18/10)