Pesca comercial reduz número de espécies no Havaí
2005-10-26
A pesca comercial reduziu levemente o número de espécies de peixes no noroeste do Havaí e ameaça a saúde da vida selvagem no local, bem como o escossistema da cadeia de ilhas, conforme um estudo liberado na segunda-feira (24/10). Populações do peixe opakapaka reduziram seu contingente em 90% nos últimos dez anos, conforme o documento do Instituto Biológico de Consevração Marinha.
Os estoques de uma outra espécie de peixe – o hapu upu u – tiveram uma redução de 64% no mesmo período em uma extensão de 1,2 mil milhas dos atóis das ilhas a noroeste de Kauai, conforme o estudo. –Há pouca dúvida de que eles estão sendo dizimados abaixo de um estado de sanidade biológica–, afirmou Dennis Heinemann, um dos autores do estudo.
O órgão federal responsável pelas regras de pesca ao redor da ilha criticou o estudo como sendo tendencioso, contra a pesca. O documento usa taxas de simples proxy, ao invés de estimativas das populações de peixes, argumenta
Paul Dalzell, cientista sênior do Conselho de Gerenciamento da Pesca no Pacífico. –Trata-se de uma seleção partilhada, que usa a informação pelas organizações. Não é uma publicação científica revisada por pares. É apenas sua pura interpretação das informações–, acrescenta. (ABCNews, 25/10)