Reunião FSC-BR em Belo Horizonte discute florestas plantadas
2005-10-25
Nos dias 18 e 19 últimos, ocorreu a reunião FSC–Br para tratar do processo de revisão global de plantações florestais. Trata-se da revisão de um documento elaborado pelo FSC Internacional, resultante de uma reunião havida em Bonn (Alemanha) que lança dúvidas sobre se deve ou não permanecer um princípio específico para a certificação florestal de plantações.
Também, a questão da continuidade ou não da certificação de florestas plantadas, pelo FSC, é questionada. A questão se plantações de árvores devem ser consideradas florestas é posta em discussão. Existe um impasse entre stakeholders que questionam as plantações como potencialmente danosas, desde uma perspectiva social e ambiental, e aqueles que acreditam serem elas vitais para o futuro da humanidade, desde que manejadas de forma responsável. Objetivando qualificar o impasse, o FSC está levando a cabo uma revisão internacional de suas políticas e padrões de certificação com vistas a melhorar o sistema, política e tecnicamente.
Se permanecer, o princípio 10 deverá ser ampliado e detalhado. Nesse contexto, a reunião em Belo Horizonte procurou gerar insumos para o processo internacional. Houve fortes divergências entre os participantes sobre a permanência ou não do Princípio 10 (Plantações) ou a incorporação de seus critérios e indicadores nos demais princípios 1 a 9. A SBS, como entidade representativa da Câmara Econômica, participou e foi representada pelo Engº. Pieter Prange.(SBS, 25/10)