Europa deve decidir hoje sobre banimento de importação de pássaros
2005-10-25
A Comissão Européia deverá decidir nesta terça-feira (25/10) se vai ou não banir as importações de pássaros selvagens vivos, conforme solicitado pela Grã-Bretanha após um papagaio ter morrido naquele país, em razão da gripe do frango. A Europa apresenta a seguinte situação com respeito à gripe do frango:
Romênia – Mais testes estão sendo realizados com anticorpos do vírus da gripe do frango na cidade de Vaslui. O país já confirmou a presença do vírus mortal H5N1 na região do delta do Danúbio.
Rússia – A cepa do vírus H5N1 doi encontrada na cidade de Sunaly, na região de Chelyabinsk, ao sul dos Montes Urais. Moscou confirmou, em 19 de outubro, uma epidemia do H5N1 na região de Tula, 200 quilômetros ao sul de Moscou.
Turquia – A União Européia informou, em 13 de outubro, um caso de gripe do franho com o vírus H5N1, altamente patogênico.
Grã-Bretanha – Um papagaio morreu durante quarentena, após apresentar sintomas da gripe do frangom tendo sido constatado que era portador do vírus H5N1, segundo informações dadas pelo Ministério da Agricultura nesta segunda-feira (24/10). Londros está agora pedindo o banimento das importações de pássaros vivos de qualquer parte do mundo.
França – O país está fazendo vistorias em aeroportos e estocando vacinas para tratamentos. Planeja utilizar tarhas vermelhas, brancas e azuis nos frangos produzidos internamente, para garantir a procedência aos consumidores.
Bulgária – O país baniu a importação de pássaros vivos e de frangos da Turquia, da Grécia e da Romênia. Está fazendo checagens em propriedades rurais da fronteira e nos aeroportos.
Alemanha – Confinou todos os frangos.
República Checa – Baniu todas as exibições de pássaros.
Grécia – Verificou um caso de gripe do frango na antiga ilha de Chios. A Grécia baniu as exportações de frangos dessa ilha e espera resultados de testes.
Macedônia – Enviou um frango para testes em Londres, sexta-feira passada (21/10).
Itália – Detectou um vírus de baixo risco, o H5N2, em abril deste ano, e exterminou pelo menos 180 mil aves.
Suécia – Registrou um caso de gripe do frango em um pato morto a oeste de Estocolmo e aconselhou produtores rurais a manterem seus pássaros confinados.
Croácia – Autoridades baniram as exportações de frango para os países da Europa após detectarem o vírus H5 de gripe do frango em gansos mortos em uma área de pesca a leste do país. (Planet Ark, 24/10)