Projeto Baleia Franca avista 20 baleias no último sobrevôo da temporada
2005-10-25
Em sobrevôo realizado no dia 18 de outubro, ao longo do litoral sul do Brasil, o Projeto Baleia Franca avistou 10 pares de mãe e filhote. — Avistamos algumas baleias que estavam aqui desde agosto, inclusive a mãe com o filhote branquinho que vimos no vôo de setembro -, comemora a bióloga Karina Groch, em seu primeiro vôo como coordenadora do Projeto. — Os filhotes avistados já estão bastante grandes, em fase preparatória final para a migração de volta às águas geladas da Antártida-, acrescenta.
Segundo Karina, doutora em biologia de animais marinhos, a temporada chega ao fim e daqui em diante é incerto até quando as baleias estarão na área. Apesar de encerradas as atividades de monitoramento aéreo, os 13 estagiários continuarão o trabalho por terra, até o final de novembro, com ou sem baleias. —Ficaremos de plantão até o final do período previsto-, comenta entusiasmada com os resultados deste ano Audrey Amorim Correa, bolsista do Projeto.
O Projeto Baleia Franca estuda as baleias francas no Brasil há 23 anos, mantido pela Coalizão Internacional da Vida Silvestre (IWC/BRASIL) em parceria com a Petrobras. Acompanhou o vôo um dos mais conceituados fotógrafos de natureza do Brasil, Haroldo Palo Jr. (Palavra Comunicações, 24/10)