Alternativas de minimização de resíduos em uma indústria de alimentos da região metropolitana de Curitiba
2005-10-25
Resumo: Este trabalho foi realizado em uma indústria de alimento da Região Metropolitana de Curitiba. Esta técnica é baseada na redução da quantidade e / ou toxicidade dos poluentes gerados pela empresa e possui como premissa básica o controle da poluição na sua fonte.
O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. A primeira constituiu da descrição da unidade industrial. Na segunda fez-se o levantamento e a caracterização dos resíduos gerados pelo processo produtivo. Afim de saber com qual dos resíduos a minimização deveria ser iniciada realizou-se a priorização dos mesmo com o uso de um modelo matemático. Os resíduos de natureza orgânica, tanto das linhas de produção quanto da estação de tratamento de água residuárias foram selecionados como prioritários.
Por fim, a quarta etapa do trabalho constou da proposição de medidas de mitigação. As principais estratégias adotadas foram: treinamento e conscientização de funcionários, controle dos ajustes nas variáveis de tempo, temperatura e vazão de equipamentos bem como a verificação das especificações das matérias-primas no momento do recebimento. A minimização de resíduos é uma opção a ser seguida para o gerenciamento ambiental da indústria, pois, além de reduzir os gastos com disposição e tratamento de resíduos ainda aumenta a eficiência dos processos produtivos.
Instituição: Universidade Federal do Paraná.
Autor: Bárbara Zanicotti Leite.
Contato: (41) 276- 6747