Ministério do Meio Ambiente seleciona projetos de educação ambiental
2005-10-24
O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) vai liberar R$ 2,9 milhões para financiamento de projetos de estruturação e fortalecimento de Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis. As propostas devem ser entregues no protocolo do Fundo ou enviadas pelo correio para o endereço: CRS 514 Bloco B, loja 69, Asa Sul. CEP 70.380-526 Brasília _ DF, até o dia 4 de novembro. A data-limite para recebimento das correspondências é 9 de novembro.
Podem se candidatar ao financiamento, instituições do campo socioambiental que desenvolvem processos formativos em Educação Ambiental, Educação Popular e Mobilização Social e prefeituras de municípios com população entre 30 mil e 250 mil habitantes. As prefeituras com número de habitantes inferior ao estabelecido pelo edital também poderão concorrer por meio de consórcio com outros municípios.
De acordo com Marcos Sorrentino, diretor de Educação Ambiental do MMA, o edital é um importante instrumento de materialização da política pública de educação ambiental que o Órgão Gestor está implantando no País. Ele lembra que o empoderamento das iniciativas locais de educação ambiental passa pelo estímulo ao diálogo entre ações pulverizadas de boa qualidade, porém muitas vezes de baixo impacto ambiental.
Para promover um diálogo entre o governo federal e os possíveis proponentes, será realizada uma reunião virtual sobre o edital nesta sexta-feira (21), das 14h às 17h. Os interessados já podem entrar no site http://adi.proinfo.mec.gov.br e acessar a página da 2ª Oficina do Edital para constituição de Coletivos Educadores, que está recebendo perguntas prévias. (MMA, 20/10)