Congresso de Celulose e Papel atrai 17 mil visitantes em São Paulo
2005-10-24
A ABTCP-PI 2005, 38.º Congresso e Exposição Anual de Celulose e Papel, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, atraiu 17 mil visitantes, vindos de todo o Brasil e de outros 23 países, incluindo Finlândia, Estados Unidos, Alemanha, França, Índia, Lituânia, Chile, entre outros.
— O resultado foi surpreendente, pois aguardávamos aproximadamente 14 mil pessoas para os quatro dias de evento. Contudo, muitos vieram atraídos pelo grande contingente finlandês, que, por sua vez, veio conhecer melhor a tecnologia brasileira e também mostrar o que é feito no país-referência de produção de celulose e papel no mundo-, analisa Afonso M. Moura, gerente executivo da ABTCP.
No congresso, com suas sessões técnicas, entre workshops, palestras e pôsteres, mais de duas mil inscrições foram registradas, também superando expectativa inicial de 1,8 mil participantes. — A qualidade técnica dos trabalhos foi de altíssimo nível, e a conseqüência é que os profissionais se interessaram mais pelos treinamentos. Anualmente recebemos uma média de 60 trabalhos inscritos, mas este ano, com o grande interesse pela participação da Finlândia, recebemos 154. Garanto que foi uma difícil tarefa realizar a seleção dos melhores-, diz Moura.
A parceria com a Finlândia se revelou um sucesso também para os finlandeses da PI (Finnish Paper Engineers Association), que trouxe 100 pessoas de seu país, entre cientistas, empresários, engenheiros seniores e um grupo de 30 estudantes, que ainda percorrerão algumas das principais fábricas do Brasil. — Eles são o futuro da nossa indústria, por isso a PI investe nestes novos talentos, além disso eles estão adorando tudo o que estão conhecendo sobre o setor no Brasil -, afirma Pirkko Matilainen, presidente da PI.
A exemplo da organização binacional, os expositores – 256, no total – também gostaram do evento e correram para garantir um lugar na exposição do ano que vem. Mais de 90% de área de exibição (8,1 mil m²) para edição de 2006 já foi reservada. O próximo evento acontecerá entre os dias 16 e 19 de outubro e será realizado pela ABTCP em parceria com a TAPPI (Technical Association of Pulp and Paper Industry/USA).
Para Teresa Berardi, da Jaakko Pöyry, empresa de origem finlandesa, o evento foi um marco. Participante das seis últimas edições, ela afirma que a cooperação com a Finlândia atraiu muita curiosidade sobre as atividades da empresa. Até mesmo o presidente mundial do grupo Jaakko Pöyry, Erkki Pehu Lehtonen, veio ao Brasil especialmente para o evento e para sua participação na palestra exclusiva para fornecedores, clientes e funcionários sobre a indústria de celulose e papel e a importância da América Latina para o mercado.
De acordo com Guilherme Vaz Nogueira, gerente de marketing da Voith Paper, empresa com 41 anos de Brasil e presente em todas as 38 edições do evento, a empresa faz uma participação institucional no evento, apenas para relacionamentos com clientes, mas afirma ter recebido pessoas de nove diferentes países, em seu estande de 164 m².
Elisângela Melo, da Metso Paper, calcula que 500 pessoas por dia estiveram presentes em seu estande de 120m². — Esta é nossa sétima participação no evento e é um momento para estreitar laços e abrir as portas para novos negócios. O Congresso também foi muito bom para nós, que pudemos apresentar sete trabalhos, que foram muito bem avaliados-, diz.
Por Fabiana Scaramella - jornalista da Texto & Imagem Assessoria de Comunicação, responsável pela assessoria do evento.