Governo espanhol aprova transposição do Tejo
2005-10-24
O Conselho de Ministros espanhol autorizou uma transposição de 18 hectômetros cúbicos a partir da cabeceira do Tejo até a bacia de Segura como medida de socorro para minimizar os graves efeitos da seca sobre cultivos, especialmente os que estão em situação crítica, nesta zona. Além disto, o Executivo deu sinal verde para o Decreto Real da Lei da Seca.
A vice-presidenta do governo, Maria Teresa Fernández de la Vega, assegurou que o governo tomou esta decisão após estudar um informe do Ministério da Agricultura e assinalou que a transposição faz parte dos 60 hectômetros cúbicos que se considera razoável trasvasar para a irrigação conjunta no ano hidrológico que está começando.
–Com esta medida, segundo De la Veja, o governo mantém todas as necessidades da bacia do Tejo e o abastecimento urbano da Segura–, disse a vice-presidenta.
No último dia 30 de setembro, o governo, que assume a responsabilidade de autorizar a transposição em períodos de seca especial, já permitiu a passagem de 39 hectômetros cúbicos de água com destino à bacia de Segura no primeiro trimestre do ano hidrológico (outubro-dezembro), mas exclusivamente para abastecimento, e anunciou que, em um mês, seria feita uma transposição para usos agrícolas. (El Mundo, 23/10)