Municípios do Médio Tejo recebem mais oito milhões para saneamento
2005-10-24
Os conselhos do Médio Tejo vão receber mais oito milhões de euros em fundos comunitários para obras de saneamento e equipamentos escolares resultantes de verbas não aproveitadas por outros municípios. Este reforço de verbas foi objeto de um protocolo celebrado na sexta-feira (21/10) em Tomar pela Comunidade Urbana (Comurb) do Médio Tejo com a Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), envolvendo os conselhos de Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Alcanena, Ferreira do Zêzere, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha.
O reforço da comparticipação comunitária resulta da –reserva de eficiência– da União Européia, verbas do atual Quadro Comunitário não aproveitadas por outros conselhos, e diz respeito a medidas como acessibilidades e valorização ambiental e patrimonial, refere a Comurb em comunicado.
Em particular, é dado destaque à conclusão do saneamento básico do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros na zona de Alcanena, uma medida há muito reclamada pela autarquia e por ambientalistas.
No entanto, a fatia maior diz respeito à –valorização ambiental e patrimonial– com 6,8 milhões de euros, distribuídos por projetos diversos como a despoluição da Ribeira de Seiça (Ourém), abastecimento de água em Valhascos e Panascos (Sardoal), saneamento nas cidades de Tomar e Torres Novas bem como obras de remodelação da rede de águas em Praia do Ribatejo.
Os restantes apoios destinam-se a equipamentos escolares no Entroncamento e em Ferreira do Zêzere, acrescenta o comunicado. (Lusa, 21/10)