Pesca excessiva ameaça diversas espécies de peixes no mundo
2005-10-24
A pesca está sendo ameaçada no Japão pelo aumento do número de barcos pequeiros e pelas avançadas tecnologias que contribuem para a chamada superpesca, segundo reconheceram especialistas franceses na semana passada. Desde os anos 60, a crescente industrialização levou à expansão da pesca em todo o globo, afirmou Daniel Pauly, diretor do Centro de Pesca da Universidade de British Columbia em Vancouver.
No entanto, a situação piorou com a crescente exploração de recursos marinhos ao redor do mundo, informou o cientista. Oitocentas espécies de peixes estão hoje na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas lançada em 2004 pela União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais.
Contudo, Pauly, que liderou um projeto para criar a maior base de peixes do mundo, a qual contém informações sobre 30 mil espécies, disse que há muito mais espécies ameaçadas não listadas por causa do grande número de peixes pescado sem licença, que acaba sem registro. –Estamos perdendo espécies sem documentação–, assinalou. –Mas não se pode provar porque não se tem informação–, acrescentou.
Pauly recebeu o Prêmio Cosmos em Osaka, Japão, na última Terça-feira (18/10), pela sua pesquisa em ecossistemas marinhos. O prêmio é concedido anualmente pela Fundação Comemorativa International Garden and Greenery em Osaka, Japão, desde 1990. Pauly e outros pesquisadores descobriram que enquanto estatísticas oficiais mostraram que a pesca global cresceu em décadas passadas, ela de fato decresceu. (The Japan Times, 22/10)